segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Mulheres Ricas x Brasil Pobre.

Lá vou eu me infiltrar em mais um tema que deu o que falar durante a semana passada: “mulheres ricas”, um programa que é um verdadeiro culto ao capitalismo.

O programa mal tem uma semana no ar e já virou buchicho, e eu como uma boa curiosa usei parte do meu domingo para saber do porque de tanto bafafá sobre esse reality show.

E que loucura hein, quadro após quadro o programa te arremete a um mundo que com certeza não é o meu e muito possivelmente também não seja o seu. Uma história de comprar avião é como comprar blusa e etc... Que me incomodou e me fez vir para frente do not gastar mais alguns minutos para falar o que eu penso de tudo isso.

Bom para você que não faz a mínima ideia do que é esse programa, a página da Band diz o seguinte: Abre aspas: Um reality show em formato documental traz para a TV o cotidiano de cinco mulheres poderosas e ricas do eixo São Paulo/Rio de Janeiro. Luxo, carros importados, joias caríssimas, viagens internacionais e muito, mas muito mesmo, champanhe. Acostumadas com tudo do bom e do melhor e, mesmo assim, ainda não estão satisfeitas. Fecha aspas.

Aqui no meu blog digo o seguinte, mais um programa água com açúcar com foco na tão sonhada audiência. Sim meus caros, na audiência. Em um país onde a maior parcela da população acorda cedo, passa o dia no trabalho, e grande parte dessas pessoas ainda encaram uma jornada de estudo no período noturno e é considerado o país do carnaval e futebol, um programa mostrando uma vida quase impossível de muitos atingirem não é para incentivar ninguém a trabalhar mais e buscar este conforto, nessa fábrica de ilusões que é a televisão, vende-se sonhos. E quem não sonha em ter um avião? Que mulher que não sonha com um guarda-roupas atolados de roupas de marca? Em uma sociedade ainda machista, onde sempre o homem foi o provedor das despesas da família, quais deles não sonhariam em poder bancar todo esse luxo para sua esposa e seus filhos?

Aqui no Brasil, onde Segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 16,27 milhões de brasileiros está na faixa considerada como pobreza extrema representando 8,5% da população brasileira total, um programa que pensasse ao menos um pouquinho na realidade brasileira falaria de estudo, de qualificação profissional, até poderia mostrar pessoas de sucessos, que venceram por mérito de seus esforços, e não porque nasceram em berço de ouro, ou sua estrela brilhou, como o caso das participantes do reality. Em um “céu” com mais de 190.732.694 de “estrelas” nesse Brasil, raras as que irão brilhar sem muita dedicação e esforço.

A receita é essa (generalizando): ou as pessoas se identificam com os programas por mostrarem semelhanças com suas realidades, ou o programa vende a elas sonhos. Mulheres Ricas mais do que um programa água com açúcar para atrair audiência em meu ponto de vista é um programa mal pensado, até mesmo mal editado, a repetição das palavras que algumas participantes usam, é no mínimo irritante tantos “hello” e afins só cria em minha opinião uma aversão ao programa. Hello né gente, eu Adoroooo quando os editores não dão tanta ênfase em uma gíria que a pessoa utiliza, ai que absurdo tantas gírias em pessoas tão bem criadas. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Brincadeiras a parte, quem sou eu para dizer se o programa vai alcançar ou não o seu ideal de audiência, mas o que eu não posso deixar passar em branco é a oportunidade de te dizer: Por favor, troque algumas vezes, mesmo que você ame o programa, o reality por uma leitura, nem que for bula de remédio. No mínimo você vai aprender novas palavras.


Ótimo comecinho de semana a todos nós, com direito a muito champanhe! hahaha

Um comentário: