quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Tão certo como polêmico, vem ai o BBB12


Olha eu aqui de novo, querendo percorrer mais um caminho polêmico, o Big Brother Brasil.
Com o início de mais um ano, uma certeza tão grande como Roberto Carlos na Globo (mesmo que não em um especial) é o começo da maratona BBB, e quanta intimidade hein, já demos até apelido a ele: BBB.
Ai, para falar um pouco sem falar ao menos muitas besteiras, e tentar ser o mais imparcial possível, fui dar uma estudada no assunto. E meu Deus, que loucura a quantidade de matérias, artigos e tudo mais tratando deste reality show, são pessoas apaixonadas pelo assunto, outras que preferem ver o capeta a assistir um único dia, outros tantos culpando o programa pela erotização da população,enfim, resolvi mais uma vez dar a cara a tapa e falar sobre o que penso, e se o que penso te interessar, é só continuar a leitura.

O programa banalizar a sociedade deve ser no mínimo uma piada a qual eu não entendi, por que vamos e venhamos, se ele esta no ar a mais de 10 anos, e sempre com muita audiência e bons patrocinadores é porque tem gente, e muita, que assiste, e se assiste é porque gosta. Então com certeza volto a ideia de ontem: é a sociedade que banaliza, e não o inverso.
Quanto aos personagens que ali habitam, sim personagens, pois mesmo, e digo mesmo porque tenho minhas dúvidas que tudo aquilo ali não seja um script bem seguido, ele sofre de edições, e algo que você precisa saber é que uma edição bem elaborada nesse caso, faz a boazinha se passar por biscate e o gay por macho, enfim, você nunca está vendo o que realmente é.

A não ser que você vá destinar 24 horas do seu tempo para ficar em frente a televisão, e mesmo assim usando de muito discernimento para acompanhar as câmeras. Complicado não é mesmo? E ainda assim continuarei tendo minhas dúvidas se você realmente vai saber como eles realmente são.

Os participantes, ah... os participantes, o programa nem começou e já leio por ai: essa é biscate, aquele é gay, aquela outra é puta, esse já desistiu por isso ou por aquilo, hahahahah muito engraçado esse negócio de pré – conceito, julgar já não é legal, e ainda mais através de uma foto que viu ou pelo que leu a respeito da pessoa é no mínimo insano, e mesmo depois de meses no ar, e você assistindo todos os dias, eu ainda me arrisco a dizer que você não tem o direito de julgar, vai sentar, bater um bom papo com a pessoa, depois venha me dar sua opinião, muito provavelmente você terá no mínimo mais argumentos para seu ponto de vista. Eu particularmente acredito que ali estejam misturados dois tipos de pessoas (generalizando) os que estão a procura de dinheiro, e os que estão a procura de fama, mas só com essa divisão não consigo dizer mais nada sobre suas personalidades, cada um com certeza tem um motivador,razões diferentes que os levaram chegar até la, se é que eles também não são escolhidos a dedo.

Como podem perceber, paira uma nuvem de dúvida sobre a veracidade do programa na minha mente, mas o que posso dizer como estudante de comunicação, é que eu preciso assistir, ao menos as vezes, mesmo que eu não goste, para aprender um pouco mais sobre o comportamento humano, suas motivações, etc...

Big Brother Brasil realmente não é um programa que consiga me excitar, que me cause um frenesi, nem nada parecido, mas ele existe e está ali, e com certeza ele nos mostra algo sobre quem é a sociedade Brasileira, porque mesmo que tudo ali seja falso, ele representa a vontade do que o povo quer assistir, mostra por várias vezes a identificação que várias pessoas encontram com os participantes,e eu acredito piamente que é só por entender, e simular a vida real que ele da tão certo, que possui tamanha audiência.

Li hoje algo que me chamou bastante atenção e serve de gancho com o assunto: “"...Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo...” E ai podemos cair mais uma vez em uma das críticas as músicas, que foi tema de ontem e misturado com o BBB então da muito assunto, e que já me serve de outro tema e que fica para outro dia...

Hoje vou me despedindo, pedindo licença para te dar um... não seria um conselho, seria mais um dica: Mesmo sem gostar, gaste algumas vezes seu precioso tempo assistindo ao programa e olhe com os olhos de quem estuda um sociedade, certamente vai ter muito a aprender. E para você que ama de paixão, um bom livro mesclado ai com esse amor, vai te fazer muito bem, acredito que tudo na vida seja equilíbrio. É apenas um programa, não precisa gastar sua energia amando nem odiando, reserve-a para o que realmente é necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário