quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

E você, "bulina" ?


Bullying, este é o tema de hoje. Cansada de ler principalmente no facebook, frases como: “Meu amigo me chamava de gordo e eu sobrevivi, minha colega me chamava de magrela e eu sobrevivi, e isso e aquilo, e eu sobrevivi,” resolvi escrever um pouquinho sobre o tema.

É obvio que todos já tivemos apelidos e sobrevivemos, lembro bem de um amigo de infância, que por sinal até hoje é, o Alex, todos tirávamos sarro por causa de suas orelhas avantajadas, e ele sobreviveu, até uma cirurgia ele fez, e a famosa orelha está ótima rsrsrs. Mas o caso não é esse, o grande problema eu acredito não ser as alcunhas que as crianças trocavam entre si, sem maldade, sem intenção de causar problemas ao amiguinho, na antiga infância, isso era coisa de criança.

Mas para falar de bullying é preciso saber o que realmente é isso. Este é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully,valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.

Ou seja, eu e meus amigos praticávamos bullying. É, esse ponto de vista até estaria certo se houvesse causado isolamento social no Alex, mas exemplos a parte, existe outra grande diferença: A época. Essa palavrinha que virou moda na boca de quase todo mundo nem existia antigamente. Será que passou a existir por frescura ou por uma nova característica da sociedade?

Os tempos passam a sociedade muda, e com ela mudam-se os problemas.
Você ai, compare a sua infância com a de agora, e não é dizer que as crianças de hoje não jogam bet, nem amarelinha, não brincam na rua. Na época dos seus pais, eles também brincavam de formas totalmente diferentes da sua, e com certeza eles acreditavam que o jeito deles era mais saudável. Acontece que com as mudança sociais, as características da sociedade também mudam, as brincadeiras mudam, e sinceramente eu não sei dizer se pra melhor ou não, mas o que eu queria que você reparasse mesmo é na quantidade de informações que uma criança recebe hoje em dia, a quantidade de violência que ela esta exposta,e o que tudo isso acarreta diretamente na vida dela, e ai sim acredito que podemos encontrar um consenso entre nossas ideias.

Com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo fica fácil entender que mesmo o que era brincadeira de criança virou algo muito mais sério, com consequências. Estamos lotados de adultos e até crianças depressivas, tantas outras fazendo de tudo e mais um pouco para se adaptarem as características físicas e emocionais que a sociedade impõe.

Mas se é necessário se adequar a sociedade ou ela exclui, não seria bullying?

Pois é, começa a ficar difícil achar que crianças podem suportar altas cargas de criticas, isso sem contar nas agressões, (que neste ponto nem vou tocar, porque acredito ser praticamente unanime o pensamento de que violência física jamais) quando passamos a observar o mundo como ele é agora, e não como ele era.

Ser diferente é normal, não é? Então seria normal não repararmos nas diferenças correto?
Bonito de dizer né, difícil colocar na prática. O que pude observar lendo sobre o assunto, é que fora o isolamento social que essas criticas repetidas causam, elas trazem junto a falta de alto estima, a criança passa a desacreditar na sua capacidade, e isso com certeza acarreta em mais inúmeros problemas.

Sem hipocrisia nenhuma, bullying deve ser coibido sim. Mas entendo que existe uma fina linha que separa o que é bullying do que não é, do que ainda pode ser considerado apenas coisa de criança. Mas isso é trabalho para especialista, eu vir aqui e escreve o que é e o que deixa de ser, seria loucura da minha parte. Mas antes de dizermos que bullying é frescura, precisamos para e analisar a situação. Observar sem julgar, aprender com as situações é muito mais importante e mais sábio do que dizer que algo existe por pura frescura ou invenção dos outros.

É preciso lembrar também que bullying não ocorre apenas contra os menores, existe também entre adultos, porém optei por falar mais diretamente sobre os pequenos porque o que mais costumo ver são afirmações que bullying não existe em relação as crianças.

Para você, que nada te convence sobre não praticar nem incentivar o bullying é bom saber que ele é crime, previsto na área cível: “E os pais dos bullies podem, pois, ser obrigados a pagar indenizações e podem haver processos por danos morais”, e no código penal brasileiro: a negligência com um crime pode ser tida como uma coautoria.” E Sem contar que existem algumas leis estaduais já sancionadas. Então já que não é por entendimento, seja por respeito as leis, não pratique Bullying.
E vamos parando por aqui, que a ideia era escrever só um pouquinho, rsrsrs...

Um ótimo dia para você, com um pouco mais de tolerância sobre as mudanças que a sociedade corriqueiramente sofre, e que você querendo ou não acaba sendo ator dessa peça chamada vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário