quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

É um tal de "Ai se eu te pego, Tchê, Tcherere, lelelê,"e etc, que tive que escrever



Hoje resolvi escrever inspirada nas diversas manifestações que li ontem a respeito do “Nossa Nossa, assim você me mata”. Pessoas indignadas com a capa da revista época, outras tantas bravas com as reações desses contrários, e eu resolvi dar meu piteco.

Vou começar pelos contras, li um monte que isso não é música, que é falta de cultura, que isso e aquilo, pois bem, já me disse um certo (e excelente) professor uma vez: “toda música é cultural” , meus amores, a música é reflexo da sociedade, dizer que funk, axenejo e afins não é cultura, é no mínimo ser alienado ao que é cultura.

Então vamos a definição de cultura: cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Não preciso dizer mais nada né? Boquinha da garrafa, sábado na balada é cultura do Brasil sim, torçam o nariz o quanto quiserem, gostem ou não, mas dizer que essas músicas são falta de cultura, mostra o quanto você esta deficiente de conhecimento. Não gostar de um gênero musical é direito de qualquer pessoa, até duvido muito que existam pessoas que aprecie todos os tipos musicais, mas xingar, ofender, só vai te desmerecer, uma critica saudável sempre é bem vinda, mas vamos nos embasar em conhecimento para poder criticar.

A música nada mais é que o retrato da sociedade, ela canta o que a sociedade é, e não ao contrário, não é a música que sexualiza ou banaliza a sociedade, é o cidadão que faz isso com a música.
Dizer que é por isso que o Brasil esta assim, é burrice. A música é que esta assim porque o Brasil esta assim, por que nos tornamos um povo que cultua o corpo e o sexo mais que qualquer inteligência, salvo raras exceções grande parte da população é sim assídua desse costume. Para ser sincera, tenho minhas dúvidas que exista alguém que nunca dançou embalado em festas por algum tipo desses ritmos.
Concordo plenamente que MPB é maravilhoso, inclusive, essa que te escreve, ama e escuta diariamente musicas até mais eruditas, porém seria muita hipocrisia da minha parte criticar qualquer Tchê, Tcherere, lelelê, se eu me divirto ao som dessas músicas durante minhas rondas noturnas, não irei dizer que esse é um som que ouço estudando, lendo, deitada em minha cama, mas ouço, e isso me orgulho muito em dizer. Não me orgulharia se fosse uma hipócrita que quer se fingir de intelectualizada dizendo que isso não é cultura.

Quanto aos que estão “PE da vida” com os críticos de plantão a esses ritmos, mostrem que possuem educação a cima da média deles, palavras de baixo calão só irão servir de munição para essas pessoas.
Usem de conhecimento para se defender, mostrem que é necessário mais que uma ofensa para tirá-los do sério.

E quanto aos cantores, Parabéns! Se estão tendo todo esse sucesso, é porque conseguiram captar a essência que o povo vem transmitindo, é mais do que influenciar com sua música, vocês conseguiram ser influenciados por uma sociedade, e aprenderam a falar a língua dela. Quanto aos pais, uma dica, se é que tenho esse direito. Sim, esse ritmo é cultural, mas seu filho precisa de bases mais sólidas, ok? Deixar seu pequeno escutar, e até dançar (sem erotizar) é direito, mas mostre para ele um mundo diferente também, até para que ele possua direito de escolha e também consiga ter bases culturais mais sólidas, que dependem de tempo, essas músicas são cultura momentânea, eles precisarão em suas vidas de algo de raiz, mais sólido, que não irão minguar com o tempo.
E para você que leu até aqui, um lindo dia, ao som da sua música predileta, e com muito respeito ao próximo.
Fico por aqui hoje, ao ritmo de todos os cantos.

3 comentários:

  1. Falou tudo!!!

    Eu sou formado em música, Bel. em Regência, e a grande sacada é justamente essa, a música produzida em uma sociedade nada mais é do que reflexo da sua realidade!!!

    E como em tudo na vida, preconceito só estraga!!!

    Vamos abrir nossas mentes!!!

    ResponderExcluir
  2. Sol do ceu!! Parabens pelo seu blog, o que voce falo e a pura realidade!!
    Meu orgulhooooooo
    beijossss

    ResponderExcluir