sábado, 13 de agosto de 2011

Você lê?


Nem a metade do que gostaria, e nem 1/3 do que precisaria para escrever bem como desejo. E a escrita é para aqueles que amam a língua. Não dá para escrever um livro querendo fazer um vídeo ou ficando com preguiça de aprender novas palavras. A língua é a ferramenta do escritor. Como o pintor ama as tintas, o escritor precisa ter fascínio pelas palavras.
E para escrever bem, é necessário ler, e ler muito!
Aprendi em casa que leitura realmente é um hábito, é preciso sim, ver seus pais lendo, para despertar interesse, achar aquele “negócio” legal, e começar, enquanto crianças temos por princípio querer imitar aos pais, e depois de imitarmos, pegamos gosto e logo começamos a ler por nossa vontade.
Em casa sempre foi assim, a estante da sala do apartamento que morávamos eu, mamãe, vovó e vovô, é até hoje, repleta de livros, ainda tenho coleções que ganhei e que uso hoje em dia com meu filho.
Os livros eram de alcance fácil, muito mais fácil alcançar a um livro, do que pegar alguns brinquedos que ficavam nos maleiros dos guarda-roupas.
Todos os dias, via principalmente minha mãe, com um prazer estampado no rosto quando estava com um livro na mão, por horas de leitura que pareciam passar para ela em minutos, e com isso, lá ia eu a copiar, pegava um dos livros das várias coleções infantis que ela havia me dado, e me colocava a viajar naquele mundo.
Na minha formação este ciclo foi fundamental, hoje amo ler, e passo este hábito ao meu filho, porém nem todas as casas, nem todas as famílias praticam deste hábito, e ai, entra a escola em ação, e se eu puder lhe dar uma conselho ( E quem sou eu para isso? Apenas uma abelhuda... rsrsrs) escolham escolas que valorizem a leitura.
Mesmo que você não tenha este hábito, com certeza vai querer ver seu pequeno se deliciando entre páginas, ao invés de estar nas ruas usando drogas.
E se você, quer para você o hábito de ler, me desculpe, mas você já deve o ter iniciado, se leu até aqui, é que no mínimo, paciência para a leitura e gosto pela mesma você já desenvolveu.
É tão bom ler, me leva a devaneios tolos, que arrastam a mundos encantados, a mundos que me dão medos, a sensações indescritíveis, a leitura me desperta o desejo do querer mais. Leitura, é alimento da alma, já disse certa vez um poeta.
Alimente sua alma, com gibis, revistas, livros, jornais. Alimente-a de todo e qualquer alimento. Com o tempo, sua alma passa a ser seletiva, e você passa a reconhecer o que é bom ou não para ela.

Se você deseja escrever, leia, e depois escreva, pois quando você escreve, acredita que tem algo a dizer. Continue acreditando sempre nisso e busque a melhor maneira de ser autêntico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário