quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Primeira postagem e...

Que saudades de escrever... Colocar os dedos para trabalhar e a mente para funcionar.
E ao me dizer que saudades, me pergunto:
- PQ parou?
haahaha vai saber...
O importante é recomeçar. E já que existe vontade, vamos lá...
Outro dia escrevi um texto para um concurso que estava acontecendo, porém minha net não ajudou e essa minha mania brasileira de deixar tudo para a última hora, acabou por me atrapalhar, e não consegui inscrever o texto...
E para ele não ficar guardado aqui na memória do Not, ele vai ser o primeiro texto dessa volta...
Hoje tive um sonho e nele eu acreditava que os refrigerantes, cervejas, cachaças,
uísques, vodcas e todos outros líquidos - inclusive água - que já ingeri, faziam parte de
uma super fusão que havia me tornado super criativa. Ignorei o que havia aprendido
com os Olivettos, Periscinotos, Fischers, Dualibis, Ribeiros, Laras, Serpas, Justus,
Medinas, Longos, Valentes, Mohallens, Petits, Fernandes, Zatagozas, Mendonças,
Guanaes, Ogilvys, Thompsons, entre outros, e acreditei que tudo o que aflorava da
minha mente fosse a mágica do momento criativo, conseqüência da fórmula milagrosa
que eu mesma - super criativa – havia inventado. Comecei a escrever e criar peças
maravilhosas; tudo graças a minha fórmula milagrosa.

Depois de horas de flerte com as palavras me dei uma folga, aquele tempo necessário
para descansar e avaliar o poder da minha fórmula mágica. Reli o que havia escrito
depois de algumas horas e, ironicamente, encontrei parte das aulas que assisti na
universidade, de alguns livros e textos que havia lido, de algumas discussões que tive
em sala de aula. Não achei sequer um trecho que pudesse atribuir a minha super fórmula
milagrosa, a qual eu mesma já havia chamado de “fórmula mágica para a criatividade
poderosa”. Eu simplesmente estava colocando em prática tudo o que meus mestres –
os presenciais e os que me ensinavam por meio de livros e textos – haviam me dito.
Lembrei de um deles que disse que criação depende de conhecimento: quanto mais
conhecimento você armazenar, mais criativo você tem chance de ser.

É cômico, mas nós brasileiros adoramos e acreditamos em fórmulas mágicas: queremos
ficar ricos ganhando na loteria, queremos emagrecer com remédios milagrosos que não
exijam esforço, queremos ir bem em uma competição esportiva sem nos esforçarmos
nos treinamentos. A verdade é que nós estamos sempre esperando um milagre, uma
ajuda divina - o que também é um erro pois até na Bíblia os milagres só acontecem
quando as pessoas querem e fazem a sua parte, como encher as tinas de água ou se
aproximar de Jeses em meio a multidão para tocá-lo.

Grande parte do que precisamos saber para um bom início profissional está disponível,
estudado e comprovado, talvez um pouco codificado, mas é só fazermos a nossa parte,
ouvindo e praticando o que nossos mestres têm a nos ensinar.

Acordei e continuei acreditando em mim. Agora não mais por causa da minha fórmula
mágica, mas porque descobri que tudo que os meus mestres aconselharam – alguns
praticamente me obrigaram porque valia nota - a ler já faz parte do meu armazém de
conhecimento e que eu, mesmo sem me dar conta, já comecei a consultar o estoque O
professor do “quanto mais conhecimento, mais criativo...” estava certo.

Eu acredito em sonhos... e que nosso futuro depende do quanto nós nos esforçamos para
tornar esses sonhos realidade. E você?

Um comentário:

  1. Parabéns Sol. Adorei o texto... realmente o que nos falta muitas vezes é vontade de melhorar por nossa própria conta.

    ResponderExcluir